Bom treinamento ajuda a vender mais no Natal
16-11-2016
Apesar da crise, muitos supermercados ainda precisam contratar mão de obra temporária, principalmente aqueles localizados em áreas turísticas. O treinamento desses profissionais pode ser crucial para o bom desempenho de vendas no período.
É imprescindível investir na capacitação da equipe. Uma boa dica é dividir o treinamento em três etapas:
1. Fora da loja: o time precisa ter clareza do que acontece do lado de fora da loja. Ou seja, deve entender o mercado no qual está inserido, seus concorrentes e as características, necessidades e desejos dos clientes
2. Dentro da loja: o time precisa de um saber tudo sobre produtos/serviços comercializados, seus diferencias, vantagens e benefícios. Aqui entram os temas relacionados aos processos internos, forma de pagamento, promoções, estoque, etc. Precisa também reconhecer suas competências e identificar aquelas que precisarão adquirir para ter uma boa performance
3. É agora: nesse momento, deve ficar claro como se dará relação entre o lá fora e o aqui dentro. Ou seja, qual a melhor maneira de estar preparado para abordar o cliente, investigar suas necessidades, apresentar seu produto/serviço evidenciando a solução para o problema do cliente, solucionar as possíveis objeções, fechar a venda de forma impactante e fidelizar o cliente
Além desses pontos, é bom tomar alguns cuidados. Um deles diz respeito ao treinamento comportamental. É preciso mostrar não apenas a forma correta de se fazer as tarefas, mas também os erros. Dessa forma, o profissional pode entender melhor o impacto de ações equivocadas. Outra recomendação é alternar a parte teórica com a prática. Soma-se a isso apresentar exemplos tangíveis e associados com a realidade do time.
Por Carolina Manciola Wulfhorst, especialista da Escola de Vendas da Affero Lab.